Tropicale vence a 5ª edição do READY TO GO no Minas Trend Verão 2016.

Por | terça-feira, abril 14, 2015 Deixe um comentário

Coleção de lenços versáteis conquista júri do maior concurso de novos talentos de MG, cujo objetivo é identificar, capacitar e divulgar designers mineiros e suas marcas

Três meninas “espertas” resolveram apostar numa ideia diferente. Uma coleção de 23 lenços em musseline de seda e cetim de seda, em quatro tamanhos diferentes, com belas estampas coloridas, que se transformam em roupas urbanas por meio de argolas e faixas. A arquiteta Luiza Miranda, a estilista Júlia Martins e a design de joias Mariana Marrara levaram a proposta para o estande coletivo do Sindivest-MG, no Minas Trend.

Com ela conquistaram o júri formado por nomes importantes do cenário fashion e do design e ganharam o primeiro lugar na quinta edição do concurso Ready to Go – Investindo no Futuro da Moda -, realização do Sindivest-MG (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais), com organização do TS Studio. Em outubro, a Tropicale ocupará um estande solo no Minas Trend, como decorrência da conquista do prêmio oferecido pelo sindicato.

Há muita história interessante no trabalho da Tropicale: a começar pela originalidade e qualidade do produto, seguida pelos prints repletos de cor, que evocam o tema da coleção The Arabian Jungle, onde aparecem ícones muçulmanos.
Para completar, cada peça, lisa ou bordada à mão, pode virar blusa, saia, colete, vestido de festa, e o trio ensina como fazer a transformação viável por meio de um, digamos, tutorial na internet. Basta acessar um código para ficar por dentro de todas as possibilidades.

Por que o lenço? “Pensamos nele como uma obra de arte emoldurada”, define Luíza. E as designers não param aí:  já embarcaram para Milão para participar da Feira de Design de Milão (14 a 19 de abril) para expor seus produtos (lenços e estampas). Juntando moda e design, pretendem espalhar seus prints onde forem bem recebidos: superfície de móveis, capas de almofadas, agendas, tecidos...

Luiza, Júlia e Mariana lançaram a Tropicale há um ano. A primeira coleção, com 85 peças, mostrada na loja Voglia, foi absorvida pelas amigas em menos de duas horas, o que comprovou que a ideia iria dar rock. “Foi através do Sebrae-MG que ouvimos falar do concurso Ready to Go. Procuramos a Terezinha Santos – do TS Studio – responsável pela organização e curadoria do projeto – e fomos selecionadas para integrar o estande coletivo do Sindivest-MG”, explicam.

A participação no espaço já rendeu bons contatos comerciais, além da visibilidade da premiação que, certamente, abrirá muitas portas, a exemplo do que já acontece com outras marcas que se projetaram por meio do concurso, como Lucas Magalhães, Llas, Ammis, Anne est fole, Thays Temponi, Grama, Mix”n Match.

O Atelier Lu Henriques e a RM – Raquel Mattar dividiram o segundo lugar no concurso e a SantoOfficium ficou com a terceira colocação. Segundo Michel Aburachid, presidente do Sindivest-MG, o Ready to Go consiste em ajudar os jovens empreendedores a se introduzirem neste mercado extremamente competitivo, colocando-os no mesmo nível daqueles que já atuam nele”.

Atelier Lu Henriques, Ecow, Tropicale, MustHave, Santofficium, Anjuum, Miesse, Isabella Paes, RM – Raquel Mattar, TT Beachwear e Ana Dapieve participaram do concurso nessa edição.

 Luiza Miranda e Mariana Marrara: primeiro lugar no Ready to Go 
 Lu Henriques, Camila Chiari, do Atelier Lu Henriques, e Virgínia Barbosa, representando a RM- Raquel Mattar
O presidente do Sindivest-MG, Michel Aburachid entre Luiza e Mariana, da Tropicale

Salamandra Comunicação.