Apartamento03 no Minas Trend Preview - Primavera/Verão 2013.

Por | segunda-feira, abril 23, 2012 Deixe um comentário
ATELIER SAGRADO
Olhando para o passado, a Apartamento 03 buscou inspiração nos ateliês das costureiras do interior que, depois de analisar o modelo da cliente, elaboravam a lista dos aviamentos necessários para a confecção da peça.

Fiel à tradição de interferir nos tecidos e transformá-los, a marca mineira deu um passo além na coleção verão 2013 construindo sua própria matéria-prima a partir de um desses elementos – a velha sianinha, herança desses ateliers, converte-se em material inusitado. Costuradas sobre tela uma a uma, lado a lado, surgem com efeitos de franjados irregulares e assimétricos. A brincadeira não para aí: trançadas sobre a mesma base revelam uma textura que lembra uma estampa orgânica. Em outro momento, transformam-se em botões de flores, cachos que adornam as peças em algodão.

Esse criativo trabalho é a grande novidade da Apartamento 03 nessa estação.

Numa analogia à música Amor de índio, “o fruto do trabalho é mais que sagrado”. A marca acredita que todo trabalho feito pelas mãos humanas é sagrado. E quando não se dispõe de algo, as mãos humanas podem construir com o que se tem. O que leva a isto é o amor pelo que se faz, o desejo de seguir em frente e permanecer em um mercado difícil como o da moda.

Na coleção verão 2013, a silhueta clássica contemporânea remete à mulheres-coluna e ao estilo dandy expresso em ternos, camisas, pantalonas e blazers na altura do quadril. Essa cara andrógina é outra característica da marca ao lado da alfaiataria minimal.

Recortes, volumes, janelas de transparências em laterais e peitos das peças são detalhes que valorizam o trabalho.

Os looks monocromáticos – branco, off white e cinzas – ganham a companhia de laranjas e verdes e os comprimentos assimétricos predominam.

Na lista de tecidos incluem-se também o chamalote italiano, tafetá de seda, jacquard de seda, organza e viscoce.

As apostas da coleção são as tecelagens manuais, texturas trançadas e chamalote.

Fonte: Salamandra Comunicação.