Pedido ou Pronta Entrega?

Por | sábado, junho 27, 2009 Deixe um comentário
Como sobreviver às mudanças do mercado quanto a pedidos e pronta entrega.

Fazer pedido é essencial para todos os lojistas multimarcas hoje em dia, essa tendência do mercado de moda é na verdade uma evolução dos tempos, quem não se lembra das feiras de pronta entrega em hotéis, onde as brigas pelos produtos eram inevitáveis e cruéis, mega eventos em São Paulo para onde as confecções seguiam com seus funcionários e todo o seu estoque no porta malas do carro, em busca de vendas em massa para seus clientes assíduos e principalmente para novos clientes.

Tempos bons aqueles, quando a oferta e a variedade de produtos eram gigantescas, o preço era mais “em conta”, as NF´s eram às vezes dispensáveis, o cliente voltava para sua cidade feliz e satisfeito, com todo o seu estoque garantido...marcava a roupa e lançava-se potencialmente ao sucesso, e assim ele fazia mês a mês, sempre que o estoque baixava ele recorria a novas compras de pronta entrega.

Mas,muitas confecções perceberam que programar suas vendas através de pedidos reduzia os riscos de ficarem com grandes estoques empatados em mercadorias que às vezes não agradavam os clientes, os pedidos lhes indicam as peças mais vendidas e garantem uma produção mais acertada, além da compra racionada de tecidos e aviamentos, ou seja, o pedido direciona o mercado, reduz estoques e prejuízos e garante produção futura às confecções.

Para o lojista teoricamente o pedido é a oportunidade de antecipar suas compras, ver coleções completas e comprar somente o que realmente lhe agrada, permite planejar melhor os faturamentos e estabelecer melhor suas cotas de compras, porém, lançar a loja com estoque variado, grades completas em cores e tamanhos é o sonho de muito lojista hoje em dia, pois os pedidos dominaram o mercado e com eles vem a incerteza da entrega por diversos motivos, desde a falta de matéria prima para produzi-lo até as desgastantes disputas por divisão de praças, a programação de entrega varia de fábrica para fábrica, e por mais que o cliente ao fazer seus pedidos coordene cores, estilos e produções entre os produtos oferecidos por cada fornecedor, a verdade é que ao longo das entregas as peças não são coordenáveis e o lojista perde toda a unidade de coleção que ele criou ao fazer seu pedido e isso influencia muito no resultado final das vendas. Os estoques finais se maximizam, as entregas finais coincidem com os períodos de liquidações e parte do dinheiro investido vira pó.

Mas como fazer para se adaptar à evolução do mercado de vendas sem ter tantos prejuízos...

O ideal para sobrevivência no mercado é saber mesclar suas compras entre pedido e pronta entrega, saber comprar no pedido somente as peças de maior conceito na coleção, aquelas que não poderão faltar na sua loja, priorizar peças com alto valor agregado, dar ao seu pedido caráter diferencial e exclusivo, priorizar pedidos nas fábricas que não oferecem pronta entrega ou que seus produtos sejam mais elaborados e de difícil produção com as de roupas de festa. Foque seu pedido em sonho, em conceito, em criatividade, em exclusividade e em pontos fortes de tendência, pense no que não poderá deixar de ter na loja.

O restante deixe para comprar na pronta entrega, isso significa maior volume e com isso maior poder de negociação em prazos e descontos, maior acerto em suas escolhas, melhor coordenação entre as peças escolhidas em cada fábrica, diminui suas necessidades de troca.

Comprar mês a mês torna o giro mais rápido, diminui seus custos com impostos e fretes, além de lhe permitir analisar o mercado e suas tendências de venda no momento da compra, antes de fazer suas compras faça uma pesquisa com seus vendedores sobre o que os clientes estão procurando em sua loja, tenha sempre em mente seu público alvo, seu "target".


Texto: Aline Leonel

Agende suas compras com um consultor e diminua também seus custos com hospedagem e translados...facilite sua vida, aumente suas vendas, evite saldos ao final de cada coleção. Saiba trabalhar com planejamento e direcione melhor suas compras...e no que precisar conte conosco.

Aguardamos você em Belo Horizonte.